O que fazer em Monte Verde

Um dos destinos de inverno mais charmosos do Brasil 

Shopping Center Celeiro – uma lojinha mais fofa que a outra – Foto: Camila Castanheira

Quando pensamos em Minas Gerais o que vem á nossa cabeça rapidamente é a deliciosa culinária e paisagens incríveis. Imagina agora reunir tudo isso e ainda incluir aquele friozinho de serra com lareira, vinho e cobertor. Isso tudo é Monte Verde! Essa cidadezinha linda e tranquila fica nas serras mineiras cerca de 3 horas de São Paulo. Nos últimos anos, Monte Verde deu um salto em qualidade no turismo e vem conquistando cada vez mais brasileiros com sua singularidade. São mais de 200 opções entre hotéis e pousadas, inúmeros restaurante com ótima gastronomia e muitas atividades tanto na cidade quanto nos arredores! Vem saber o que fazer em Monte Verde !

O que fazer em Monte Verde 

A melhor maneira de circular e chegar até lá é de carro e as estradas no geral são ótimas. Contudo nos arredores ainda há muitas estradas e ruas de terra, então, prepare-se para algumas emoções! 

Passeio de jipe após trilha com a Nossa Viagem Turismo Foto: Nossa Viagem Turismo

Passeios 

Trilhas

Para quem adora aventuras junto a natureza Monte Verde apresenta inúmeras trilhas. As mais famosas são:

  • Pedra Redonda – Moderada 
  • Chapéu do Bispo  –  Fácil 
  • Pico do Selado – Difícil 
  • Pedra Partida – Moderado 

Independente da trilha que escolher sempre indico procurar uma empresa especializada para tal atividade . Fiz uma mini trilha com a empresa Nossa Viagem Turismo e gostei muito. 

Vista incrível da Serra da Mantiqueira Foto: Camila Castanheira

Tirolesa, Arvorismo e Arco e Flecha 

Bem pertinho de Monte Verde, a Fazenda Radical é destaque entre os aventureiros de plantão. Aqui é possível fazer a maior tirolesa da cidade com altura 70 metros. Outra atividade bem legal na Fazenda é o arvorismo., são 110 metros de percurso com 8 obstáculos. Se preferir algo mais calmo o arco e flecha é uma boa pedida. 

Quadriciclo 

Ainda na Fazenda Radical, é possível se aventurar em  trilhas  com subidas e descidas com quadriciclo. O tour é acompanhado de um guia, tem cerca de 13 km e demora em torno de uma hora. 

Massagens e terapias 

Essa é uma das partes que mais gosto em uma viagem e em Monte Verde o espaço Lavandas na Varanda nos atrai deliciosamente pelos maravilhosos tratamentos junto a natureza. A querida Adélia inaugurou o espaço a pouco tempo e nos recebe com muito carinho. Amei muito este lugar!

No meio das plantação de lavandas no espaço Lavandas na Janela Foto: Nossa Viagem Turismo
Sala de terapias do Lavandas na varanda Foto: Camila Castanheira

Hotéis em Monte Verde 

Kuriuwa Hotel

Um dos hotéis mais luxuosos de toda Monte Verde, o charmoso Kuriuwa fica literalmante no meio das montanhas. A estrutura do hotel é maravilhosa e no formato de moradas.  Os quartos enormes com hidromassagem, lareira e uma vista incrível para a Serra da Mantiqueira. A única ressalva é que para chegar no hotel você passará por uma estrada de terra, e isso pode ser um desafio. 

Piscina magnifica do Hotel Kuriuwa Foto: Camila Castanheira
Minha maravilhosa suite no Hotel Kuriuwa – não queria sair por nada! Foto: Camila Castanheira
Vista do meu quarto para a Serra da Mantiqueira Foto: Camila Castanheira

Mirante da Colyna 

Pensa em uma pousada linda. Agora multiplica. O Mirante da Colyna reúne tudo o que uma estadia perfeita pede: quartos maravilhosos, excelente café da manhã e uma boa localização.

Roots SPa Hotel 

Com instalações super elegantes e no clima da montanha o Roots é um dos hotéis mais novos da cidade e está a poucos metros do centrinho. 

Pousada Aguiã Dourada 

Com uma ótima localização, esta pousada indico para quem procura um hotel charmoso e acessível.

Hotel Esquilo

Durante minha primeira viagem a Monte Verde fiquei hospedada aqui e adorei muito! A localização é ótima, os quartos são confortáveis e o café da manhã uma delícia. 

Hotel Esquilo – charmoso e ótimo café da manhã Foto: Camila Castanheira

Gastronomia 

Esta é uma das melhores partes de Monte Verde, com toda certeza. Com uma infinidade de opções, comer bem será uma verdadeira arte nesta região mineira.

Culinária Mineira – Villa Amarela

Este restaurante é super tradicional em Monte Verde por oferecer pratos típicos mineiros muito bem servidos. As duas vezes que visitei Monte Verde tive o prazer de vir aqui! 

Italiana – Villa Dona Bistro 

Este bistrô é parada obrigatória na cidade. Tudo feito com muito capricho e carinho. Risotos, massas e polentas de chorar de tão bom. 

Fondue – Mont Verd A Casa do Fondue 

Se quiser provar fondue em Monte Verde este é o lugar. Esta tradicional casa de fondues é um charme só e oferece opções de muita qualidade. O jantar é servido a luz de velas e música acústica todos os dias. 

Mont Verde A casa do Fondue – excelente opção na cidade Foto: Camila Castanheira

Variados – Garagem Vemaguet 67

Com pratos bem variados este restaurante fica logo na entrada de Monte Verde e oferece música ao vivo quase todos os dias. O cardápio vai do fondue a bifes suculentos. No frio prefira sentar na parte de dentro do restaurante pois a área externa é bem fria. 

Cervejas, vinhos e cachaças 

Acredite, em Monte Verde há uma loja com mais de 250 rótulos de cervejas do mundo todo. Cervejeiros de plantão irão amar o Arsenal da Cerveja. , não percam! Já se você adora uma cachaça mineira o lugar certo é a Cachaça das Gerais. Aqui você encontra licores e cachaças de vários sabores. Prove a de banana e a de milho verde, são irresistíveis!

Provando cervejas artesanais no Arsenal da Cerveja Foto: Camila Castanheira

Geléias Edelweiss

Um dos lugares que mais gostei de conhecer em Monte Verde foi a fábrica de geleias do Sr. Edmundo, a famosa Edelweiss. Considerada uma das geleias mais nobres e saborosas do Brasil, as geleias são feitas com uma receita secreta e que se iniciou há muitos anos atrás em Viena, na Áustria. Prove a de caju e a de laranja. Na minha humilde opinião são as melhores!

Monte Verde é o destino perfeito para você que deseja descansar em meio ao friozinho da serra e não abre mão de boa gastronomia. Durante o ano, a cidade também apresenta outros eventos que fortalecem o turismo, como por exemplo o festival de gastronomia em outubro. Fique ligadinho na agenda da cidade! 

 

 

Deixe seu comentário

Um pensamento em “O que fazer em Monte Verde”