Seguro viagem : qual contratar

Saiba como escolher o melhor seguro para sua jornada

Viajei sozinha pela Tailândia com seguro viagem AssistCard – Foto: Camila Castanheira

A principal vantagem de adquirir um seguro viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Imprevistos acontecem e não temos como controlar. Já passei alguns perrengues durante algumas viagens e se não fosse o seguro eu teria passado poucas e boas. 

Seguro viagem é algo que a gente paga e espera nunca usar, e não ache que é dinheiro jogado fora não. O transtorno causado pela falta deste serviço pode te privar de fazer muitas outras viagens. Tenho conhecidos que já tiveram problemas sérios e que só deram valor no que estou dizendo somente quando o cerco financeiro apertou. Um deles teve que vender o que não tinha para pagar a conta de um hospital nos Estados Unidos devido uma apendicite: 50 mil dólares.  

Fora a cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado tem outras vantagens como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental e até mesmo algumas outras coberturas de acordo com o seguro contratado.

A seguir explico algumas diferenças muito importantes para contratar o melhor seguro de acordo com cada viagem.

Viajei para o Egito com seguro viagem da GTA – Foto: Camila Castanheira

Diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem

A diferença entre seguro viagem e assistência de viagem é que o seguro você paga e depois é reembolsado e a assistência você não paga nada. Ambos estão inclusos em qualquer plano de seguro viagem, e o que faz com que você pague ou não dependerá do hospital que você for.Se você utilizar um hospital conveniado, indicado pela seguradora, você estará coberto pela assistência. Já se desejar algum hospital de sua preferência, você pagará todas as despesas e depois será reembolsado pela seguradora.

Lembrando que se o valor da sua apólice for de 30 mil dólares, e a conta no hospital – mesmo conveniado, onde você não paga nada – for de 31 mil dólares, você terá que pagar a diferença 1 mil dólares, portanto sempre opte por seguros com coberturas amplas para ter um folego caso aconteça algo mais grave.

Outro detalhe é que a opção de assistência viagem e seguro viagem somente é válida em casos de escolha de hospital. Em caso de assistência farmacêutica, por exemplo, você paga para depois ser reembolsado.

Viajei para Buenos Aires com seguro de vida TCE Foto: Camila Castanheira

Diferença do seguro do cartão para o seguro viagem da seguradora

A principal diferença é que, o seguro viagem do cartão de crédito escolhe qual plano o cliente pode utilizar e, muitas vezes, a cobertura disponibilizada não é a ideal para a viagem que o segurado está fazendo.

Além disso, por ser um serviço adicional, o seguro dos cartões de crédito trabalha majoritariamente com o serviço de reembolso, ou seja, caso você precise de atendimento no exterior, irá precisar desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas.

Já com as seguradoras, é possível escolher o plano que melhor encaixa no tipo de viagem que a pessoa for fazer, garantindo a cobertura ideal, além de trabalharem com uma rede conveniada, onde o segurado não precisa pagar nada, caso necessite de atendimento. Portanto, entender a necessidade que o local exige e suas condições são sempre PRIORIDADE antes de optar por um ou outro. Já utilizei os dois e cada um tem seus prós e contra.

Califórnia com Seguros Promo – Foto: Camila Castanheira

Contratando um seguro de acordo com o seu perfil 

Avalie qual tipo de cobertura você precisa

Pesquise pelos custos de alguns procedimentos médicos no país de destino, como o custo de uma consulta médica, diária no hospital e intervenção cirúrgica.

Analise todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido

As principais coberturas oferecem seguro em caso de morte acidental e assistência médica, mas os seguros mais completos chegam a fornecer outras coberturas importantes, como para cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis, passagem de ida e volta para um familiar, assistência jurídica, entre outros.

Compare os seguros de viagem

No site da Seguros Promo, parceira do Acordei, quero viajar,  você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.

Ao pesquisar, você escolhe o destino da viagem e a sua duração. Os seguros disponíveis são classificados por melhor custo benefício (mas você pode optar por outra forma de classificação) e pode comparar as coberturas de um.

Verifique se o seguro possui assistência médica para prática de esportes

Nem todos os seguros oferecem esse tipo de assistência. Por isso, se você for praticar algum esporte, procure por seguros que ofereçam esse tipo de cobertura.

Lake Taroe – Muito conhecido pelas estações de esqui- contratei seguro que incluía esportes – Foto: Camila Castanheira

Veja se no país de destino o seguro é obrigatório

Em alguns países a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas.

Cuba , Austrália e Equador também possuem contratação obrigatória do seguro viagem . Em Cuba a cobertura mínima é U$ 10.000,00 para assistência médica, já Austrália e Equador exigem assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo.

Áustria: é obrigatório seguro viagem para entrar nos países da União Européia Foto: Camila Castanheira

O seguro viagem é uma RESPONSABILIDADE, não saia do Brasil sem ele de maneira alguma. Viajante consciente começa a jornada pensando em segurança e saúde! Se esquecer os detalhes lembre de reler este artigo quantas vezes forem necessárias. 

Antes da viagem, imprima a apólice e leve contigo no avião. Tenha o telefone da seguradora ou corretora sempre junto contigo caso precise de algo. Seguro viagem é algo indispensável para qualquer jornada!

 

SIMULE AQUI SEU SEGURO VIAGEM Leitores do Acordei, quero viajar possuem 5% de desconto com o código: ACORDEIQV5

Deixe seu comentário