Náfplio : uma das cidades mais lindas da Grécia

Este paraíso na região do Peloponeso foi a primeira capital do país 

Nafplio
Calçadão da orla de Náfplio – muito charme e belezas pra um lugar só Foto: Camila Castanheira

Uma das perguntas que mais me fazem é: Qual o lugar que você mais gostou de conhecer até hoje? Eu prontamente me lembro de alguns, e Náfplio está sempre ali no meio, em destaque. Essa cidade foi um daqueles grandes achados que a gente nunca mais esquece na vida. Situada há 2 horas de Atenas, esta pequena cidade da região do Peloponeso é um balneário que tem vida durante o ano inteiro. Claro que durante o verão o negócio bomba com mais intensidade, porém no outono e inverno  a cidade recebe principalmente gregos para passar o final de semana.

Náfplio ainda é pouco explorada pelos brasileiros e isso é um pecado. A cidade está perto de preciosos sítios arqueológicos e a utilizei como base para visitá-los. Micenas e Epidauro estão há menos de 40 minutos de ônibus ou de carro.

Edidaurus-nafplio
Sítio arqueológico de Epidaurus, 40 minutos de Náfplio Foto: Camila Castanheira

Passei três dias e três noites por lá e consegui explorar muita coisa. No primeiro dia me dediquei somente a explorar a cidade, no segundo e terceiro, durante a manhã, explorava Náfplio e a tarde me deslocava para algum sitio arqueológico. Desta maneira consegui conhecer bem o local e ainda desvendar outras partes da Grécia. Confesso que queria ter ficado um dia a mais para conhecer Argos, que é considerada a mais antiga população da Grécia. 

Além de ser toda charmosinha a história de Náfplio é nem interessante e sofreu influência de todos os lados. São igrejas bizantinas, edifícios francos, turcos, venezianos e muito mais.  Outro fato bem importante é que a cidade foi a primeira capital da Grécia entre 1829-1833 e após esta data a capital passou a ser Atenas. 

Nafplio-grecia
Náfplio foi a primeira capital da Grécia Foto: Camila Castanheira

Durante a viagem fiquei hospedada no Omorfi Poli Hotel que fica na parte baixa da cidade e achei super conveniente. O hotel é  estilo Guesthouse de família grega e alemã. Foram muito receptivos e a localização maravilhosa.

O que fazer em Náfplio 

Fortaleza Palamidi 

Situada no topo de uma colina a 216 metros de altura, a fortaleza foi construída pelos venezianos entre 1711 e 1714. Aconselho fazer o passeio durante a manhã por conta da posição do sol e claro quando ele estiver raiando. Nublado atrapalhará bastante sua experiência. Há duas opções para subir o forte: andando ou de carro. Eu optei pela primeira e apesar de ser bem puxado, foi magnifico. Fui devagar, parando, tirando fotos e contemplando cada vista de Náfplio. 

Nafplio
Náfplio vista do alto da Fortaleza Palamidi. Veja no meio do mar o castelo de Bourtzi e do lado direito no fundo da foto Acronafplia  Foto: Camila Catastanheira

Acronafplia

Trata-se do castelo mais antigo da cidade datado na era do bronze. Este lugar passou por influências vindas de todos os cantos: romanos, francos, venezianos e turcos e hoje esta em ruínas. Trata-se de uma das vistas mais lindas da cidade. Faça tudo a pé. 

Praias 

Se for durante a primavera ou verão, um banho de mar não pode faltar. As principais praias da região sao: Arvanitia, Karathona, Neraki, Agios Nikolaos e Plaka Drepanpou.

Nafplio
Uma praia mais linda que a outra Foto: Camila Castanheira

Castelo de Bourtzi

 Impossível não ver o Castelo de Bourtzi de qualquer canto alto da cidade.  A construção está bem no meio do porto de Náfplio e foi desenvolvida pelos venezianos para proteger a cidade dos piratas e supostos invasores do mar durante o século XV. Para chegar lá tome um barco na orla da cidade.

Caminho ao redor da cidade

Há uma trilha que começa no final da orla de Náfplio que praticamente contorna toda a região montanhosa da cidade. O caminho tem cerca de 3 km do começo ao fim. Neste lugar você tirará possivelmente as fotos mais incríveis  da viagem.

Nafplio
Uma das partes mais lindas do caminho ao redor da cidade Foto: Camila Castanheira

War Museum

Serviu como a primeira escola militar na Grécia. Vale visitar para entender como funcionavam as guerras gregas que aconteceram na região do Peloponeso.

Além de importante para a história do país, Náfplio tem uma beleza única que somente conhecendo para entender. Coloque esta cidade com toda certeza na sua próxima viagem a Grécia. Depois me conte o que você achou! 

 

RESERVE PELO BLOG

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe seu comentário