Roteiro pelo Egito: de 14 dias do Cairo ao Mar Vermelho

Uma experiência única por um dos países mais incríveis do Oriente Médio

Roteiro pelo Egito
A beleza e grandiosidade do mar vermelho – ninguém acredita de isto é Egito ! Foto: Camila Castanheira

O Egito é especial na minha vida. Vocês que acompanham o blog sabem que já fui para lá duas vezes e quero sempre voltar. É um desafio para mim entender aquela cultura tão peculiar que um dia já foi a maior potência do planeta. Costumo dizer que uma vez visitado, o Egito nunca mais sairá de você, seja pela deliciosa comida, pelos contrastes religiosos ou até mesmo pelas histórias dos deuses que tanto norteiam a vida naquele país. Desenhar um roteiro pelo Egito pode parecer tarefa fácil, mas não é não, há muita diversidade cultural e histórica, o que nos possibilita visitar muitos lugares. Neste trajeto, em especial, você terá contato com praticamente todos os Egitos existentes. É um verdadeiro mergulho desde as areias quentes do deserto de Gizé, ao azul cristalino das águas do mar vermelho. 

Roteiro pelo Egito 

Cairo

Quatro dias inteiros é o tempo ideal para conhecer a capital do Egito. A cidade é muito grande e há infinitas coisas para conhecer. O Cairo é uma metrópole confusa que demora um pouco para você entender como funciona. O fluxo das coisas é bem caótico. É o transito maluco, misturado com as pirâmides, camelos, mesquitas e mais um pouco que só vendo para entender. E, no meio desta confusão urbana, o povo se sobressai, abrandando a agitada rotina com sorriso e muita gentileza.

 No Cairo você terá a oportunidade de ter contato com praticamente TODOS os Egito que já existiram. Portanto, escolher conhecer esta cidade exige um certo deslocamento do mundo ocidentalizado.

O que fazer no Cairo:

  • Complexo de Gizé – onde se encontra a pirâmide de Quéopz e a famosa esfinge
  • Pirâmide de Saqqara– conhecida também como pirâmide escalonada, é a mais antiga do Egito
  • Museu do Cairo– tudo sobre as inúmeras dinastias egípcias
  • Bairro Copta– bairro cristão no meio do Cairo. Foi em uma igreja aqui neste bairro que Maria ficou com Jesus escondida por 3 meses.
  • Mesquita Mohamed Ali– uma típica mesquita muçulmana. Aqui tem-se uma das vistas mais incríveis da cidade
  • Mercado Khalin in Cairo – um dos maiores e mais antigos do mundo
  • Memphis: cidade vizinha ao Cairo que já foi capital do Egito baixo e do Antigo Reino do Egito lá por 2200 antes de Cristo. Aqui fica o gigante Colosso de Ramsés II. 

Sugestão de hospedagem: Mena House e Hilton Cairo Zamalek Residences

Roteiro pelo Egito
Vista da Cidadela – Aqui é possível ver o Cairo inteirinho de diferentes ângulos Foto: Camila Castanheira

Aswan

Outro lugar que você não pode deixar de conhecer é Aswan, uma cidade mais ao sul do Egito e que é o oposto do Cairo, serena e bem mais organizada. Para chegar até aqui, a melhor maneira é tomar um avião, a partir do Cairo. O voo é bem rapidinho, durando cerca de uma hora.

Os arredores desta cidade são muito importantes por conter vários templos e relíquias das dinastias egípcias. Em Aswan está também a famosa Barragem de Aswan que mudou os caminhos do Rio Nilo, terminando com as inundações e provendo energia elétrica para todos os recantos do Egito.

Outro atrativo de Aswan é que a maioria dos cruzeiros no Rio Nilo saem daqui, portanto, é uma boa parada se você deseja ter esta experiência.  Um dia na cidade é suficiente se você for fazer o cruzeiro no nilo. 

O que fazer em Aswan:

  • Templo de Philae– incrível templo dedicado à Ísis, deusa da maternidade e da fertilidade.
  • Obelisco Inacabado– monumento grandioso que confunde estudiosos até os dias atuais sobre seu modelo de construção e origem
  • Grande Barragem de Aswan– Famosa obra de engenharia de mudou o curso do Nilo e originou o Lago Nasser.
  • Abu Simbel– um dos complexos arqueológicos mais impressionantes e importantes do Egito. Aqui está o templo de Ramsés II e sua esposa Nefertari

Sugestão de hospedagem: Mövenpick Resort Aswan

Abu Simbel, o templo de Ramsés II Foto: Camila Castanheira

Cruzeiro no Rio Nilo

O cruzeiro no Nilo é uma experiência distinta dos cruzeiros realizados nos mares. Primeiro que por ser em rio, automaticamente os navios são menores e, por ser no Nilo, a energia é coisa de outro mundo. Parece que se está realmente em outro planeta.

A estrutura da maioria dos cruzeiros conta com cerca de 5 andares, um restaurante, salão de festas, Spa e o deck da piscina.

O trecho mais comum é o percurso Aswan-Luxor de 04 dias e três noites. Durante a viagem, o navio vai parando em diferentes cidades para visitar os templos, como exemplo:

  • Kom Ombo– para conhecer o templo do Crocodilo (Deus Sobek).
  • Edfu– para conhecer o templo de Hórus
Pôr do sol no Rio Nilo – uma beleza sem igual! Foto: Camila Castanheira

Luxor

Esta cidade egípcia é a coisa minha linda e enigmática que se pode conhecer. Com templos maravilhosos e uma história ímpar, Luxor foi, no passado, a capital oficial do império egípcio, a intrigante Tebas. O ideal é ficar por aqui uns 2 dias inteiros. 

Para conseguir visitar tudo com calma e ainda absorver todo o conhecimento, o ideal é ficar na cidade por dois ou três dias. Imagine que aqui estão mais de sessenta tumbas dos antigos grandes faraós e membros da família.

É uma oportunidade de entender boa parte do que aconteceu em diferentes impérios e dinastias egípcias.

O que fazer em Luxor:

  • Templo de Karnak– maior templo de todo o Egito e foi dedicado principalmente a Amon-RA, o deus maior da mitologia egípcia.
  • Templo de Luxor– templo dedicado ao deus Amon, é o único monumento do mundo que contém construções e intervenções de inúmeras épocas, como faraônicagrecoromanacopta e islâmica, com nichos e frescos coptas e até uma mesquita.
  • Templo de Hatshepsut– templo de uma das únicas faraós (mulher) que o Egito já teve.
  • Vale dos Reis– Complexo arqueológico localizado entre as montanhas. Aqui se encontram mais de 60 tumbas de grandes faraós da nova dinastia, inclusive a de Tutancâmon.
  • Vale das Rainhas– Complexo arqueológico nas montanhas em que se encontram inúmeras tumbas das esposas e familiares dos faraós. Inclusive de Nefertare, uma das esposas de Ramsés II
  • Passeio de Balão– sobrevoe o Vale dos Reis e das Rainhas durante o nascer do sol. Uma das experiências mais marcantes deste roteiro

Sugestão de Hospedagem: Hilton Luxor Resort & Spa

Templo de Luxor – muito mais bonito e interessante se visitado a noite. Foto: Camila Castanheira

Hurghada

Hurghada é o destino perfeito para relaxar depois de uma viagem intensa. Esta cidade praiana é banhada pelo maravilhoso mar vermelho, considerado um dos melhores no mundo para a prática de mergulho.

Acostumados a receber turistas do mundo todo, os egípcios de Hurghada não ligam se você está de biquíni ou vestido curto nos arredores das praias. Portanto, traga, sim, seu biquíni (não fio dental).

A maioria das praias de Hurghada são privadas e fechadas para os hóspedes dos enormes resorts da costa. É um do ladinho do outro. Três dias por aqui é o mínimo, já que há muitos passeios maravilhosos para explorar! 

O que fazer em Hurghada:

  • Mergulho no Mar Vermelho– contrate este passeio no hotel que você estiver. Todos dão suporte ao turista.
  • Passeio de barco até aIlha de Giftun  – ilha maravilhosa em que podemos passar o dia e fazer snorkeling em alto mar.

Sugestão de hotel: Hilton Hurghada Resort, que também tem uma praia particular e piscinas maravilhosas ou Steigenberger Al Dau Beach Hotel

Praia privada do Resort Hilton – O mar vermelho de vermelho não tem nada! Foto: Camila Castanheira

Há ainda outros lugares que recomendo conhecer. Se tiver mais tempo inclua Alexandria ou Sharm el-Sheikh, outro balneário no Mar Vermelho.

O Egito é um país diferente e muito indicado para quem procura experiências distintas. A melhor época para visitá-lo é entre outubro e abril, no restante do ano o calor é muito intenso. Antes de embarcar , leia também alguns detalhes importantes que você precisa saber para desbravar o país. É essencial viajar bem informado! 

 

Viaje comigo para o Egito – Próximo grupo saindo em 05 de janeiro de 2019 

 

RESERVE PELO BLOG

Deixe seu comentário